A previsão do tempo para os próximos dias inclui a atuação de um ciclone extratropical que deve impactar quatro estados a partir de quinta-feira (24). Embora o ciclone se forme no oceano, seus efeitos alcançam diversas regiões do interior de São Paulo, com destaque para o avanço de chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de granizo.
De acordo com a Climatempo, o fenômeno está relacionado à formação de uma área de baixa pressão no Paraguai, que tende a se expandir para o Centro-Sul do Brasil.
Quais regiões serão atingidas?
O ciclone extratropical se forma próximo à costa Sudeste do Brasil. Ao se intensificar, ele favorece o avanço de instabilidades atmosféricas por diversas regiões. No caso de São Paulo, o deslocamento do sistema traz chuva forte e ventos intensos para áreas do interior.
A previsão indica que os primeiros impactos devem ser sentidos no oeste paulista, principalmente em Presidente Prudente. A seguir, as instabilidades se movem para cidades como:
- São José do Rio Preto
- Ribeirão Preto
- Bauru
- Araçatuba
- Assis
- Marília
- Piracicaba
- Araraquara
- Campinas
- Itapetininga
Previsão de chuva e ventos fortes no interior de SP
Durante o avanço do ciclone extratropical, a previsão aponta para chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com possibilidade de rajadas de vento de 60 a 100 km/h. Esses volumes estão dentro do alerta publicado pela Defesa Civil.
Além da chuva intensa, podem ocorrer:
- Descargas elétricas
- Queda de galhos
- Alagamentos
- Interrupções no fornecimento de energia elétrica
As temperaturas mínimas previstas para o interior de São Paulo giram em torno de 16°C, enquanto as máximas podem alcançar 26°C. A chuva tende a ocorrer no período da tarde, prolongando-se até a noite em algumas localidades.
Com informações da Climatempo e do Inmet
SAIBA MAIS
Voepass entra com pedido de recuperação judicial após suspensão de voos
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Onde comprar ingresso para a Agrishow?