Vem aí tempestades e fortes chuvas em mais de 3,4 mil cidades

Author:


O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou dois novos avisos sobre a previsão do tempo no país, que devem impactar pelo menos 3.436 municípios espalhados por todas as regiões brasileiras. Ambos os alertas valem a partir da manhã desta quinta-feira, 24/4.

continua depois da publicidade

Em caso de rajadas de vento, o ideal é não se abrigar debaixo de árvores, já que existe o leve risco de queda e descargas elétricas. Os motoristas também não devem estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda, conforme orientação do instituto.

Por sua vez, é necessário evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. “Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, recomenda o INMET.

Onde haverá tempestade?

O aviso de tempestade, classificado como “perigo”, abrange áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Nesse caso, o volume de água pode ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com a possibilidade de ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo.

continua depois da publicidade

Há, também, o risco considerável de corte de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Áreas como Norte Pioneiro Paranaense, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Metropolitana de Curitiba e Leste de Mato Grosso do Sul podem ser afetadas.

Ademais, a previsão também contempla Campinas, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, Sul/Sudoeste de Minas, Centro Ocidental Paranaense, Ribeirão Preto, Araçatuba, Noroeste Paranaense, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Norte Central Paranaense, dentre outras.

O comunicado se estenderá até às 10h de sexta-feira, 25/4.

Chuvas intensas em grande parte do país

Chuvas e tempestades hojeChuvas e tempestades hoje

No país, alguns estados estão sob alerta de chuvas intensas. Foto: Reprodução / Pixabay

Outro alerta, voltado para chuvas intensas classificadas como “perigo potencial”, contempla quase todos os estados brasileiros, exceto Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. A previsão ficará em vigor até às 10h de sexta-feira, 25/4.

continua depois da publicidade

O volume de chuva tende a ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Há o baixo risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano, Central Mineira, Nordeste Paraense, Sul Cearense, Norte Pioneiro Paranaense, Oeste Catarinense, Sudeste Paraense, Zona da Mata e Ocidental do Tocantins são algumas das áreas potencialmente afetadas.

De acordo com a previsão, Baixo Amazonas, Campo das Vertentes, Oriental do Tocantins, Norte Mato-grossense, Leste Rondoniense, Sudoeste Paraense, Centro Ocidental Paranaense, Ribeirão Preto, Araçatuba e Norte de Roraima também devem passar pelo temporal.

A lista completa está disponível no site do INMET.



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *