Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 28/4, a ministra de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, confirmou detalhes preliminares sobre a nova edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), que será aplicado ainda neste ano.
continua depois da publicidade
Ao todo, serão ofertadas 3.352 vagas efetivas, tanto imediatas quanto para cadastro reserva, em 35 órgãos públicos e instituições federais, como a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Comando da Marinha (CM), entre outros.
Os participantes do “Enem dos Concursos”, assim como ocorreu no ano passado, poderão efetuar um único cadastro para concorrer a quantos cargos desejarem nos órgãos públicos que aderiram à edição de 2025, desde que sejam do mesmo bloco temático (área de atuação).
Por sua vez, os candidatos devem organizar os cargos pleiteados por ordem de preferência. Se houver aprovação e chamamento, o Governo Federal considerará a priorização que foi feita para as vagas. No CNU 2025, haverá nove blocos temáticos, ou seja, nove áreas diferentes.
continua depois da publicidade
As provas devem ser aplicadas em duas fases: a etapa objetiva possivelmente será realizada no dia 5/10, enquanto a fase discursiva para os classificados nas questões de múltipla escolha deverá ser feita em 7/12. O edital de abertura deverá ser liberado em julho deste ano.
A título de comparação, o CNU do ano passado reuniu 6.640 vagas imediatas e efetivas em 21 órgãos diferentes. Os salários iniciais chegaram ao patamar de R$ 22,9 mil, dependendo do cargo pleiteado pelo candidato. Quase 1 milhão de pessoas fizeram as provas em 228 municípios.
Vagas do CNU 2025 e órgãos confirmados


MGI confirmou quantitativo de vagas, como elas serão distribuídas, quais órgãos aderiram e cronograma preliminar. Foto: montagem / Concursos no Brasil
Durante a coletiva de imprensa, o MGI confirmou que serão ofertadas 2.844 vagas efetivas para profissionais de nível superior e mais 508 para quem tiver o ensino médio completo. Na nova edição do “Enem dos Concursos” em 2025, haverá nove blocos temáticos diferentes.
continua depois da publicidade
Grande parte dos profissionais classificados e nomeados deve atuar nas sedes dos órgãos públicos em Brasília – DF. No entanto, também haverá lotação no Rio de Janeiro (315 vagas), em São Paulo (65), no Pará (66) e em Pernambuco (20), conforme informações preliminares.
A distribuição das vagas efetivas pode ser conferida em documento disponibilizado pelo MGI. Confira quais órgãos aderiram à edição do CNU em 2025:
- Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI);
- Ministério das Cidades (MCid);
- Agência Nacional de Mineração (ANM);
- Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS);
- Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ);
- Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT);
- Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA);
- Ministério do Turismo (MTur);
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
- Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR);
- Ministério da Fazenda (MF);
- Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA);
- Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP);
- Agência Nacional de Aviação Civil (Anac);
- Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel);
- Comando da Aeronáutica (C.AER);
- Comando do Exército (C.EX);
- Comando da Marinha (CM);
- Hospital das Forças Armadas;
- Fundacentro;
- Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI);
- Imprensa Nacional;
- Escola Nacional de Administração Pública (Enap);
- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan);
- Fundação Biblioteca Nacional;
- Fundação Cultural Palmares;
- Fundação Joaquim Nabuco;
- Fundação Nacional de Artes (Funarte);
- Instituto Brasileiro de Museus (Ibram);
- Agência Nacional do Cinema (Ancine);
- Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO);
- Instituto Nacional de Cardiologia (INC);
- Instituto Nacional do Câncer (Inca);
- Instituto Evandro Chagas (IEC);
- Centro Nacional de Primatas.
Calendário previsto do CNU 2025
O MGI também informou que o edital de abertura do CNU 2025 com todas as regras oficiais deverá ser liberado em julho deste ano, como já havia sinalizado anteriormente. Por sua vez, a abertura do prazo para as inscrições dos participantes também ocorrerá no mesmo mês.
continua depois da publicidade
As provas de múltipla escolha serão aplicadas em 228 municípios, possivelmente no dia 5 de outubro de 2025. Aqueles que forem habilitados nesta fase, conforme a pasta, devem passar pela etapa discursiva somente no dia 7 de dezembro. E a divulgação dos resultados?
Ao que tudo indica, o documento será publicado em meados de fevereiro de 2026. Todas as informações sobre o calendário somente serão oficializadas com o edital de abertura. Até o momento, as datas estão previstas e foram anunciadas na coletiva de imprensa do MGI.