Chegou o momento de intensificar os estudos dos concurseiros da área fiscal. No estado do Rio Grande do Norte, o edital do concurso SEFAZ RN deve ser publicado até o mês de agosto, com abertura de 50 vagas. As oportunidades serão de nível superior para a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte.
continua depois da publicidade
Uma comissão com profissionais foi nomeada para organizar as etapas necessárias para a realização do novo concurso público para a carreira de Auditor Fiscal do Tesouro Estadual. Vale lembrar que o certame é bastante aguardado, uma vez que o último concurso teve edital publicado há mais de 20 anos, em 2004.
Concurso SEFAZ RN: situação atual


Concurso da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte terá edital publicado em agosto. Foto: montagem / Concursos no Brasil
Saiu no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte a Portaria-SEI nº 262, de 30 de abril de 2025, com a nomeação de servidores que compõem a comissão organizadora do certame:
- Maria das Graças de Araújo – presidente;
- Otávio Escóssia Colaço Lacersa de Souza – membro;
- Anne Karoline de Almeida Pereira – membro;
- Lenira Maria Fonseca Albuquerque – membro;
- Glaydson Soares de Queiroga – membro;
- João Flávio dos Santos Medeiros – membro;
- Frederico Eduardo Ellery Santos – membro;
- Karine da Costa Martins – membro;
- Cleyton Gil Maia de Almeida – membro.
Esses profissionais nomeados irão trabalhar para tornar possível a realização do novo concurso público da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte.
continua depois da publicidade
De acordo com informações divulgadas nas redes sociais do Governo do Estado, o edital deve ser publicado até agosto de 2025, com abertura de 50 vagas no cargo de Auditor Fiscal do Tesouro Estadual.
Atualmente, a remuneração dos auditores fiscais da SEFAZ RN é composta pelo vencimento básico inicial de R$ 13.283,64.
A seleção será constituída de provas objetivas e discursivas, seguidas de curso de formação. A expectativa é que a homologação do concurso aconteça em fevereiro de 2026.
Em breve, uma banca deverá ser contratada para organizar e executar as etapas do certame. Assim que isso acontecer, o conteúdo será atualizado.
O que faz um Auditor Fiscal do Tesouro Estadual?
De acordo com o último edital de concurso público para a carreira, os profissionais contratados são responsáveis por, dentre outras atividades:
continua depois da publicidade
- Fiscalização de mercadorias em trânsito, análise, controle e apreensão de mercadorias em circulação, arrecadação dos tributos estaduais e execução de outras atividades de fiscalização;
- Supervisão, coordenação, fiscalização, análise e auditoria fisco-contábeis, participação em grupos de fiscalização e execução de tarefas de apoio aos serviços de arrecadação, informação e fiscalização de tributos estaduais, bem como atividade de programação e avaliação fiscal, orientação de alto nível aos contribuintes e contatos com órgãos da Administração Pública, ao nível federal, estadual e municipal, para formulação de convênios e discussão e execução da política da Administração Fazendária;
- Assessoramento eclético de nível superior, planejamento, coordenação, orientação e execução das tarefas necessárias ao aperfeiçoamento da Administração Fazendária; auditorias fisco-contábeis e pesquisa, análise, interpretação e aperfeiçoamento da legislação tributária, dos métodos de arrecadação, fiscalização e controle, bem como da legislação que trata da matéria financeira e contábil.
Concurso SEFAZ RN: confira como foi o último certame
O último concurso público da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte teve seu edital publicado em 2004, com abertura de 50 vagas para a carreira de Auditor-Fiscal do Tesouro Estadual. Houve reserva para pessoas com deficiência.
continua depois da publicidade
Na época, o concurso SEFAZ RN exigia nível superior completo em qualquer área para disputar uma das vagas. O salário inicial era de até R$ 5.368,24, com contratação pelo regime jurídico estatutário.
Este concurso público foi organizado e executado sob a responsabilidade da Escola de Administração Fazendária – ESAF.
Etapas do concurso SEFAZ RN 2024
No último concurso público, os candidatos foram avaliados por meio da realização de provas objetivas, com natureza eliminatória e classificatória, que foram compostas por 190 questões.
Conheça, a seguir, as disciplinas cobradas: Língua Portuguesa, Direito (Constitucional, Administrativo, Civil e Comercial), Contabilidade Geral, Ética do Servidor na Administração Pública, Aspectos geoeconômicos do RN, Informática, Processo Administrativo Tributário, Direito Tributário, Legislação Fiscal do Estado do Rio Grande do Norte e Auditoria Contábil/Fiscal.
continua depois da publicidade
Após isso, os classificados nas provas objetivas eram avaliados por meio do programa de formação, de natureza eliminatória e classificatória.
Como estudar para o concurso SEFAZ RN 2025?
Em posse das novas informações e com data prevista para ter o edital lançado, os interessados no concurso SEFAZ RN 2025 deverão intensificar os estudos. Sabe-se que esse é um certame bastante concorrido em razão da boa remuneração ofertada aos profissionais.
Dessa maneira, o primeiro passo para se preparar é conferir o edital realizado anteriormente. Apesar de ser antigo, ele servirá de base para montar o seu cronograma de estudos.
Além disso, vale conferir outros certames realizados para a carreira de Auditor Fiscal em estados distintos, com o objetivo de analisar quais conteúdos têm sido mais cobrados.
É importante lembrar de destinar tempo para estudar os conteúdos, treinar a resolução de questões e fazer as revisões. Também será fundamental que o candidato treine para resolver questões subjetivas, uma vez que elas irão compor o método de seleção da carreira.
Assim que o edital for publicado, será possível ajustar o cronograma com a lista de conteúdo definitivo.